Quando estive em Los Angeles em 2009 passei por Santa Monica rápido num city tour e depois voltei para uma segunda olhada. Acontece que no dia que escolhi voltar, além de muito frio (sim, em Los Angeles faz frio em abril) estava ventando demais e só consegui ficar na promenade tempo suficiente para tirar 2 fotos e corri para me abrigar nas ruas de dentro. Na época não achei nada especial, mas merecia uma segunda chance.
Confesso que tenho uma queda por bairros/cidades de praia com um ar decadente (sem ser) e prédios art deco: South Beach em Miami, St. Kilda em Melbourne, Bondi Beach em Sydney, Copacabana no Rio e agora Santa Monica. Gostei tanto que fui duas vezes e quase uma terceira.
Santa Monica também surgiu como cidade resort de praia no início do século 20, mas o boom mesmo aconteceu nos anos 1980 com a revitalização do pier e das atrações do lugar. Hoje Santa Monica é a cidade (com cara de bairro) escolhida de surfistas, estudantes, executivos, celebridades, jovens profissionais, etc. É tão turistica quanto Venice, mas o people watching é diferente (e tão bom quanto).
O Pier é a grande atração, está ali desde 1908, o carrossel antigo ainda está lá junto com uma roda gigante, uma montanha russa, restaurantes, um aquário, e outras atrações. O Pier é o ponto final (ou inicial dependendo da direção que você vai) da lendária Route 66.
Ao longo da praia tem um calçadão e ciclovia que vai até Malibu de um lado e Venice do outro. Ali do lado do Pier é a Muscle Beach, lugar onde começou todo o movimento de exercícios que virou febre mundial.
fiquei com vontade de tentar essas argolas |
A parte cidade fica no alto e a praia em baixo. No alto tem uma promenade muito bonita, arborizada e com um centro de atividades para idosos.
Santa Monica é grande, tem casas bonitas, condomínios bacanas, restaurantes, cafés, hotéis, cinemas e a Third Street Promenade, uma rua só de pedestres e shopping aberto. Moraria aqui tranquilamente, não é tão clima de cidade pequena de veraneio como Manhattan Beach, nem festa estranha com gente esquisita como Venice, é na medida certa (e perto das outras duas).
third street promenade |
os reis de dogtown também andaram por aqui (o sanduíche é ótimo!) |
such a lovely place |
Um dos dias que fui a Santa Monica foi um dos mais quentes do ano, chegou a quase 40 graus no centro, mas na praia estava super agradável, fresquinho embaixo das árvores.
Só não conheci a noite em Santa Monica, ficou para a próxima vez.
A minha primeira lembrança cinematrográfica de Santa Monica é do início do filme Xanadu, quando a Olivia Newton John encontra o carinha enquanto patina na promenade (minuto 3:45 do vídeo). #prontoconfessei
Mais fotos de Los Angeles no Flickr.
E com esse post termino a série sobre Los Angeles. A seguir: Las Vegas e os Canyons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário