19.7.11

Blogagem coletiva: Umas Com Tanto, Outras Com Nada

Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, Carmem e Marcie, surgiu a ideia de listar os lugares que cada uma considerava "viu-tá-visto". Aí a conversa evoluiu e decidiram fazer também uma segunda lista - com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim, a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.


Então, entrei de gaiata nessa blogagem coletiva, porque gosto de viajar, dar pitaco, e fazer listas. Tem muita gente bacana na blogagem, viajantes experientes, não deixem de conferir os blogs na lista no fim desse post.

Fazer uma lista dos lugares que voltaria sempre foi fácil, difícil foi reduzir a 5. A do "viu-tá-visto" já foi um pouco mais complicada porque acho que quase todos os lugares merecem uma segunda chance, mas fiz a minha lista na linha do "a primeira impressão é a que fica".

Top 5 Quero mais!



Já escrevi sobre Londres algumas vezes aqui no blog. Adoro. É uma cidade que, mesmo sendo tradicional, está sempre atual. Até quem mora lá (como Adriana e a Heloisa, também nessa blogagem) está sempre descobrindo coisas novas na cidade. Qualquer passagem por lá vale a pena, a experiência vai sempre ser diferente. London, baby. Para voltar muitas vezes.




É a cidade do momento. Berlim é uma cidade unificada há pouco mais de 20 anos, é como se fosse uma cidade nova ainda crescendo, uma grande parte da história recente está lá, e muita da antiga nos museus maravilhosos. Eu adoro a street art de Berlim, e isso está sempre mudando. Os berlinenses são autênticos, e como disse a minha amiga que esteve lá recentemente, é a melhor cidade da Europa para fazer people watching.



Já morei e hoje só visito, mas vou pelo menos uma vez por ano. O Rio tem muitas opções e, apesar dos problemas, a visita sempre vale a pena, seja no carnaval, no inverno gostoso, para correr a meia maratona, para passear na ciclovia, para visitar os fortes, passear nos museus, andar nas trilhas, só sentar na praia ou no boteco local e tomar um chope.


4) Australia


Sabe aquele viagem que você sempre quis fazer? Então, para mim foi a Australia. E adorei. Fiquei 6 semanas rodando de ônibus e ainda assim não fui ao Uluru, nem a Perth, nem a Darwin e nem a Tasmânia. E o leitinho de lá é especial. Volto sim.



Tenho certeza que muitas pessoas vão colocar NY na lista, e com razão a cidade é incrível, mas eu prefiro San Francisco. É uma cidade bonita, na beira da baía, com casas vitorianas, restaurantes bons, é boa para andar de bicicleta (apesar das ladeiras), tem transporte público, museus, natureza, e tem um ar de liberdade.




Top 5 Já vi, obrigada.

1) Veneza
É bonita? Sim, muito. É interessante? É. Fato: quem nunca foi deve ir (e logo, que pelo jeito a cidade anda tão cheia de turistas que qualquer hora dessas vão cobrar uma taxa de permanência - e com razão). Acontece que acho Veneza overrated. Já fui e já vi, obrigada.

2) Lago de Sanabria (Espanha)
Ok, sei que quase ninguém sabe onde fica esse lugar. Paramos lá no meio de uma viagem da França para Portugal, iamos entregar o carro em Vigo e alguém (não vou entregar quem foi) sugeriu que dormissemos no lago, já que estava numa lista de lugares interessantes na Espanha (oi?). Então, o lago nem é tão bonito assim, a cidadezinha na beira não tem nada e o hotel que ficamos tinha um senho que dizia "NO" para tudo. Não volto.

Eu adorei o Vietnam, a comida então...uma delícia. Certamente voltaria lá (adorei Hoi An), até toparia conhecer Saigon, que dizem ser mais louca que Hanói. Foi interessante conhecer Hanói, mas foi uma confusão só para mim, e muita poluição. Vi, tá visto.

4) Manaus
Quando voltei do hotel dentro da floresta amazônica, passei um dia inteiro na cidade. Vi o teatro, o mercado e o encontro das águas. A floresta eu voltaria, mas a cidade não preciso voltar né?

5) Detroit
Sinceramente, não sei o que dizer sobre Detroit. Tem alguns museus, tem uma ilha bonita, o downtown é abandonado, tem um lago enorme, é perto da cidade onde fica o museu Ford, zero transporte público, e só. Já fui e não tenho intenção de voltar.


Passo a bola para os outros blogs da blogagem coletiva (e uma lista de ótimos blogs de viagem):

14 comentários:

  1. Falou e disse Karine!!! Adorei este post, arrasou!!!

    ResponderExcluir
  2. Fazendo listinha de 5 fica um pouquinho mais fácil! ;-) Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Temos gostos bastante semelhantes, não? Exceto, claro, por Venezia, à qual voltaria sempre.
    A pergunta que não quer calar, porém, é: que diabos você foi fazer em Detroit?

    ResponderExcluir
  4. Concordamos com Veneza e Londres, rsrs... Mas descordamos de S, Franscisco e Rio, empatou =)

    ResponderExcluir
  5. Marcie!
    Pois é, por que diabos Detroit? hahahaha! Tias e primos moravam lá, e pior que fui 4 vezes. Ainda bem que se mudaram. Se bem que foram para Miami outra cidade viu-tá-visto (mas já voltei para visitá-los).

    Aliás a melhor coisa de Detroit foi conhecer Chicago, uma que vale a pena voltar. :)

    ResponderExcluir
  6. Só discordo de Veneza e Rio ! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da lista dos lugares onde voltar.. Londres e Berlin são as minhas queridinhas na Europa com certeza...
    Como comentei no meu Post acho difícil taxar uma cidade por apenas 1 visita, acho que são necessárias pelo menos 2 ou tres visitas para dizer que não vale à pena.. Como o tempo é curto.. E as prioridades são outras não tenho nenhuma cidade que jamais voltaria.. Hanoi me parece mais interessante que Saigon.. Apesar de ter conhecido apenas a segunda até que curti aquele caos generalizado..

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai... Hoje descobri que tenho que dar um jeito de colocar Londres nas minhas prioridades urgentemente! :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Helo
    Legal como podemos concordar com uma cidade e discordar em outras.
    Adoro San Francisco, entre a mais minhas também, porém devo discordar de Veneza. Achei o clima de lá bucólico, peguei dias maravilhoso e me perdia com prazer pelas suas ruelas e pontes.
    Bom é que temos a possibilidade disto, de olharmos o mundo com nossos olhos.

    Beijão e muitas viagens para nós!!!

    ResponderExcluir
  10. Como fui esquecer de Detroit... com certeza, a cidade é triste :)
    Volte sim para a Australia e inclua o deserto... lindo!!!!
    :)
    Abs

    ResponderExcluir
  11. Oiee Helo,

    adorei tu listinha Australia tah sempre na minha listinha a sorte é que amo este país se não amasse teria que voltar do mesmo jeito sempre por que csaei com um aborígene, rs

    Sou Manauara e fiquei em cima do muro agora, hehe. Mas pensando racionalmente não retornaria a cidade como turista as belezas estão concentradas na Floresta, voltaria pra pescar, pra ver o Rio Negro e os botos cor de rosa a cidade tem muito que aprender pra acolher bem o turista mas há esperança !!

    um abraço
    :)

    ResponderExcluir
  12. É vergonha dizer que não fui em nenhum dos destinos listados por vc em sua lista?

    Bjão, linda.

    PS: Dicas anotadas para lugares onde ir e onde evitar...

    ResponderExcluir
  13. Vergonha nenhuma! Tenho certeza que vc conhece muitos lugares que não fui. :)

    bjoo!

    ResponderExcluir